sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Planejamento Escolar e Didático

Mais do que simplesmente solicitado por lei, o planejamento escolar tem uma enorme importância no controle e concretização dos assuntos da escola. Nesta postagem será exposta a opinião dos autores sobre o planejamento da escola-campo mediante análise dos documentos que o integram.

PPP (Projeto Político Pedagógico)
A escola possui Projeto Político Pedagógico e está no processo de reestruturação e aprovação da comunidade intra e extra-escolar, após ter sido restituído do Conselho Estadual de Educação com parecer técnico daquele colegiado. Ele não traduz intimamente o trabalho coletivo de todas as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem (direção, equipe pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade local). Também solicita a integração entre os funcionários para que haja um trabalho em sintonia e uma maior integração entre escola e família. Este expressa principalmente a preocupação e o compromisso dos educadores com a melhoria do ensino no sentido de responder às necessidades sociais e históricas.

PDE(Plano de Desenvolvimento da Educação) 
A escola oferece uma concepção de educação alinhada aos objetivos constitucionalmente determinados à República. Segundo a LDB 9.394/96, a escola tem a tarefa de atender a todos com qualidade, garantindo a posse do saber científico historicamente acumulado, sem esquecer as experiências de vida e a realidade social de seus educandos. Para isso, há uma constante reflexão sobre o plano de desenvolvimento  da educação tendo em vista um dos principais pontos : a formação dos professores e a valorização dos profissionais da educação. Como espaço público, necessário para produção e disseminação do conhecimento que pode contribuir para mudanças na sociedade, aparentemente este processo faz parte do consciente da comunidade envolvida. Na Escola Coelho Neto a consciência dos educadores enquanto o fortalecimento da educação básica merecem consideração.
Concernindo a avaliação da instituição, a direção procede semestralmente a um diagnóstico e define as estratégias a aplicar. Nesta, o objetivo é verificar se os elementos que compõem a escola estão estruturados para a oferta de educação de qualidade. Segundo a determinação da LDB que põe: “integrar todos os estabelecimentos de ensino fundamental do seu território ao sistema nacional de avaliação do rendimento escolar”, a escola participa na Prova Brasil e Provinha Brasil. Por ser uma escola que trabalha exclusivamente com ensino fundamental os alunos não atendem a avaliação do ENEM. Quanto ao IDEB a escola ressalta que teve um acréscimo na projeção de notas. Também participou da Olimpíada de Matemática, porém, não houve oficialização do resultado.
A respeito da Educação de Jovens e Adultos a escola atende as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapa. Ainda não houve incorporação da EJA profissionalizante previsto pela LDB, nos seguintes termos: “A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional”.

Plano de Curso
O plano de curso de Língua portuguesa das 5ª séries do segundo turno (tarde) aborda os conteúdos que serão trabalhados todo este ano letivo. Apresenta justificativa bem elaborada, assim como objetivo, competências e habilidade da disciplina. O plano seleciona os conteúdos de língua portuguesa separados por etapa bimestral. Interessante ressaltar a importância que o plano dá à contextualização dos discursos nas práticas sociais e culturais vigentes. O plano orienta metodologicamente de maneira bem clara e trabalha com avaliação pessoal e coletiva, avaliação diagnóstica e avaliação formativa. Suas referências são atuais e bem variadas.
Não buscamos documentar o plano de curso das outras séries justamente por estagiarmos na 5ª séries do segundo turno.

Plano de Aula
Restringindo-nos um pouco mais, apresentamos apenas um plano de aula da disciplina de Língua Portuguesa das 5ª séries do segundo turno, pois estagiamos nestas turmas acompanhando a professora Elizabete Covre.
O plano de aula produzido tem como assunto: Texto dissertativo. Ele foi estabelecido para o bimestre final com objetivo de produzir textos reconhecendo a estrutura e compreendendo a importância da argumentação coerente a partir do conhecimento e organização das ideias sobre o tema abordado. Além dos objetivos específicos foram definidos a metodologia, os ambientes utilizados, os recursos didáticos e humanos, bem como a avaliação e a bibliografia.

Livro Didático
Livro didático utilizado em 2010.
Os recursos didáticos não se limitam a apenas um livro didático por disciplina, deste modo, além do livro distribuído aos alunos no inicio do ano, encontram-se na biblioteca da escola outros livros de Língua Portuguesa(usados em anos anteriores) para consulta de professores e alunos. O livro titular desse ano trata dos assuntos que devem ser estudados no ano letivo: gramática, compreensao e produçao textual. Porem a atual professora não se restringe apenas a este livro, ela se utiliza também de recursos pessoais. Este livro didático ja esta em uso desde 2008 e de acordo com o Plano Nacional de Livro Didatico o mesmo é valido ate o final deste ano, tendo de ser substituído em 2011.
Livros antigos utilizados para consulta.


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