Uma das práticas principais do estágio na escola Coelho Neto foi a observação das aulas de Língua Portuguesa nas turmas de 5ª série do turno da tarde. Aulas estas ministradas pela professora Elizabete Covre. Nesta postagem estão relacionados compilações de alguns relatórios de observação em sala de aula.
Visita de observação Data: 11/ 11 / 2010 dia da semana: Quinta-feira
Professora da turma: Elizabete Santos Covre
Disciplina envolvida: Língua portuguesa turmas: 522 -525-524
Conteúdo Trabalhado:
Definição dos aspectos da produção textual neste caso o desenvolvimento de um texto dissertativo;
Objetivos da aula:
Alem do desenvolvimento de um texto dissertativo e também tender a sensibilizar os alunos sobre os efeitos e conseqüências do fenômeno “bullying,
Diversos aspectos significativos relacionados ao texto estudado foram observados a saber:
- compreender o que é qual a importância do texto dissertativo
- reconhecer sua estrutura e desenvolver argumentações coerentes.
Na entrada:
Inicio da aula a 13h30. Depois de ter apertado a campainha, 24 alunos da turma 522 entraram na sala de modo desorganizado. São 12 meninos e 12 meninas.
Na sala de aula:
A sala é bem espaçosa, possui 4 ventiladores de teto e uma ventilação natural devido as janelas dispostas de cada lado. Sua superfície é por volta de 30 m2.
A professora iniciou a aula solicitando um exercício da aula passada. O exercício era de construção de um texto narrativo. Alguns alunos afirmaram que tiveram muita dificuldade para realizar este exercício, pois eles não haviam dominado a construção e muitos não entregaram.
A professora ressaltou que se produzir um bom texto é necessário que alguns aspectos sejam revistos e compreendidos. Mais um aluno chegou às 13h50. Percebe-se que 13 dentre eles não têm uniformes cujo 8 meninas. Nota-se um aluno canhoto que tem dificuldades para escrever.
Depois de ter lido a apostila sobre o tema “bullying” os alunos foram fazer uma pesquisa na internet sobre o que é, quais as causas e conseqüências e como amenizar ou solucionar esta maldição. Após, eles voltaram na sala para socializar.
A professora seguiu a mesma linha com a turma 525, identificando o mesmo tema na obra “filhos brilhante, alunos fascinantes” do autor Augusto Cury”
Observa-se que os desinteresses de alguns alunos e as conversas paralelas atrapalharam a plena realização da aula. A aula acabou sem a professora progredir muito na atividade.
Não assisti na aula da turma 524, pois fui à biblioteca aonde eu entrevistei a responsável, Pra Anne dos santos, sobre os livros didáticos que possuem a Instituição.
No intervalo:
Segundo a Supervisora, devido às dificuldades financeiras por falta de repasse das verbas, a merenda foi suprimida e, por via de conseqüência, a fim de limitar a permanência dos alunos na instituição, não há intervalo.
Na saída:
Esta observação de aulas nos ajuda a presenciar como que ocorre na prática a relação professor-aluno, que é de fundamental importância para a nossa formação.
Visita de observação Data: 12/ 11 / 2010 dia da semana: Sexta-feira
Na entrada:
A realização da aula dá-se na sala 10 com a Turma 525. A professora chegou antes da hora. Inicio da aula a 13h30. Depois do sinal, 19 alunos entraram na sala de modo desorganizado. São 8 meninos e 11 meninas.
Na sala de aula:
A sala apresenta as mesmas características que as outras. Também o assunto e a metodologia não diferem devido o plano de aula da professora Elizabete que ministra 5 turmas da quinta serie, implantados o ano passado, é valido por um bimestre.
A professora iniciou a aula passando um texto para os alunos, explicando o que é o bullying. Os alunos leram o texto. Nota-se o comportamento particularmente agitado e indisciplinado desta turma. Eles não pareciam interessados na aula que, a meu ver, não fluiu muito bem. Além disso, a professora teve que ir à coordenação para tentar resolver este problema. Um aluno a chamou de “ Bete Gouveia” e logo depois um outro a chamou de “tótó”.
Na sala de informática, percebeu-se a inaptidão da maioria dos alunos em pesquisar na internet.
Os desinteresses e as conversas paralelas foram ainda mais evidentes.
Nos últimos horários não teve aula, e fui à sala de internet para socializar as informações relativas aos livros didáticos conforme ao PNLD.
Não há intervalo.
Tal a entrada, a saída foi desorganizada e com alvoroço
Visita de observação Data: 17/ 11 / 2010 dia da semana: Quarta-feira
A realização da aula dá-se na sala 06 com a Turma 523. A professora chegou antes da hora. Inicio da aula a 13h30. Depois do sinal, 19 alunos entraram na sala de modo desorganizado. São 8 meninos e 11 meninas.
A sala apresenta as mesmas características que as outras. Também o assunto e a metodologia não diferem devido o plano de aula da professora Elizabete que ministra 5 turmas da quinta serie, implantados o ano passado, é valido por um bimestre.
A professora iniciou a aula passando um texto para os alunos, explicando o que é o bullying. Após as perguntas de compreensão os alunos fizeram a leitura oral do texto.
A professora circula pela sala auxiliando os alunos quanto à compreensão do tema. Em seguida a leitura oral de um trecho do texto foi feita pela professora, que estabeleceu um diálogo com os alunos, lembrando o foco do texto. Porém ela deu uma atenção particular pelo aluno portador de deficiência que tinha dificuldades para escrever, anotando os elementos ditados por ele. O plano de aula foi seguido igual às aulas passadas. A turma é relativamente comportada. A professora pediu para os estagiários acompanharem os alunos que precisam.
Na turma 521 compondo de 30 alunos: 18 meninas e 12 meninos que ocorreu na sala 10, os mesmos processos foram repetidos. Porém, ao pedido da professora, eu fiz uma intervenção explicando a origem da palavra bullying. Logo depois, o Irineu fez uma brilhante intervenção sobre as conseqüências do bullying com um espírito moralizador. A professora termina sua aula nesses termos: “As pessoas se incomodam com as diferenças, pois todo mundo e diferente mais têm que aceitar esta diferença”. Foi uma excelente ilustração. Na saída: A turma dispersou-se no final da aula.
Visita de observação Data: 18/ 11 / 2010 dia da semana: Quinta-feira
Na entrada:
Percebe-se que nas turmas 522, 525 e 524, não há formação de colunas e que a professora não realiza a chamada. Os alunos entram de modo desorganizado.
Na turma 522, nota-se que um aluno tem 9 anos os outros 24 componentes têm 11 anos.
Professora Elizabete Covre |
As aulas começaram com a professora pedindo um exercício de elaboração de um texto dissertativo sobre o bullying elaborando o esquema no quadro e pedindo que os alunos ficarem atentos à estrutura do texto. Ela recordou que na dissertação tem: a introdução que aborda o tema , o desenvolvimento que é a parte principal da redação: é nele que se discute toda sua visão sobre o tema e a conclusão que é o fecho do texto, representando uma reflexão. Ela sublinhou a importância do texto dissertativo recordando que o vestibular, o ENEM e os concursos que requerem redação sempre exigem um texto dissertativo.
No decorrer das aulas interveio a supervisora para parabenizar os alunos pelo fato que ninguém ficou rodeando ao redor da escola depois da saída, que também aproveitou para confiscar o boné que um aluno perturbador tinha na cabeça. Muitos alunos também estavam colando e alguns não realizaram a dissertação.